quarta-feira, 27 de setembro de 2017

 Conservantes: Ações Químicas que envolvem esses aditivos

O que são conservantes ?

Resumidamente, conservantes são substâncias químicas (naturais ou sintéticas), adicionadas a um produto (alimento, cosmético, fármaco...) com o propósito de aumentar o tempo de vida útil do mesmo, protegendo-o de bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que possam tornar o item impróprio para o uso. A maioria dos conservantes possui ações bacteriostáticas, apenas impedindo o crescimento dos micro-organismos que possam estragar o produto; porém alguns conservantes podem ter a ação bactericida, matando os micro-organismos.Conservantes podem ser considerados como aditivos, pois o único propósito do grupo é conservar o produto, procurando sempre não alterar suas propriedades físicas, químicas e nutritivas (essas para alimentos)

Um exemple de Conservantes é os Antimicrobianos Atuam inibindo ou matando micro-organismos que possam alterar a qualidade do produto. O sal é um grande exemplo. Quando uma carne é salgada, o sal (NaCl: cloreto de sódio) absorve a água presente na carne e evita que a carne absorva umidade do ambiente; assim, os micro-organismos que podem degradar a carne não possuem água necessária para se multiplicarem - o que mantém o produto conservado por mais tempo. Além de tornar água indisponível para micro-organismos, o cloreto de sódio absorve a água presente em bactérias, através da osmose, desidratando e matando a maioria das bactérias.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE CONSERVANTES
VantagensA utilização de conservantes teve e tem uma extrema importância para o avanço da raça humana. Sem a utilização de conservantes, os alimentos e produtos perecem em poucos dias ou horas. A utilização de conservantes, como o sal em carnes, além de conservar por mais tempo, evita a contaminação de quem irá consumir o produto

DesvantagensAlguns conservantes estão sendo associados a doenças e distúrbios, como autismo e obesidade. Se conservantes são capazes de interferir e até matar bactérias e outros micro-organismos, o que eles poderão ser capazes de fazer dentro do organismo humano? Estudos sobre os efeitos de conservantes no nosso corpo devem ser constantes, pois por mais simples que possam ser, estamos em contato direto com eles quase todos os dias. Conservantes não são presentes apenas em alimentos, é comum o uso em fármacos e cosméticos. Em 1999, o ex-cirurgião e pesquisador Andrew Wakefielpublicou uma estudo associando a vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola com o autismo. Segundo a pesquisa, os conservantes presentes nas vacinas, feitos à base de mercúrio, causavam autismo em crianças. O estudo foi considerado fraudulento, pois houve manipulação de dados; alguns anos depois, foi descoberto que o mesmo pesquisador possuía uma patente de uma vacina que "não causaria autismo"



Caroliny Cardoso 


Nenhum comentário:

Postar um comentário