terça-feira, 3 de outubro de 2017

Química do protetor solar

                    Química do Protetor Solar 



Use sempre protetor solar, com certeza você já escutou essa frase de alguém antes de sair do sol, mas como funciona os protetores solares? Eles impedem  que os raios solares UVA, que alcançam a derme (camada interna da pele), e UVB, que atingem a epiderme (a mais externa), é a função desse produto. O efeito se dá de acordo com o tipo de fórmula. Os chamados filtros físicos fazem com que a pele não absorva os raios porque contêm substâncias refletoras Já nas formulações químicas, a atuação dos ingredientes é mais complexa. Quando os raios atingem o corpo, encontram moléculas do produto que absorvem a energia do Sol. A absorção agita as moléculas, que ficam em estado de excitação, voltando em seguida ao estado natural, o que faz com que a pele receba uma fração de energia solar menos agressiva e reflita o restante. A ação do produto também varia de acordo com o fator de proteção solar (FPS), expressa por um número no rótulo. A aplicação de um filtro com FPS 8, por exemplo, permite que uma pessoa permaneça exposta ao sol por um período oito vezes maior sem que a pele fique avermelhada. 

         Quais compostos químicos tem no protetor ?

Os protetores mais eficientes levam na composição óxido de zinco e dióxido de titânio, são aqueles que deixam seu rosto bem branquinho. Já os bloqueadores que permitem parte da absorção solar são compostos por ácido para-aminobenzoico (PABA), benzenona e cinamatos. 

Alguns ingrediente ativos nos filtros solares:Ácido p-aminobenzóico(PABA) até 15 %, Avobenzona até 3%,Cinoxato até 3%,Dioxibenzona até 3%, Homosalato até 15%, Mentil antranilato até 5%. Entres outros 



                                                                                                               Letícia Pinheiro, 02/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário