terça-feira, 3 de outubro de 2017

Química dos Protetores Solar


TIPOS DE Filtro SOLAR

Filtros Físicos ou Inorgânicos
São partículas capazes de refletir ou dispersar a radiação incidente. Seus principais ativos são o óxido de zinco e o dióxido de titânio. As principais características dos filtros inorgânicos são sua baixa permeação cutânea e sua elevada capacidade de manter, mesmo após longos períodos de radiação solar, sua capacidade protetora. Os protetores físicos costumam ter menos ingredientes nocivos que os protetores químicos, sendo indicados especialmente para crianças e pessoas alérgicas.
Filtros Químicos ou Orgânicos
Os filtros químicos ou orgânicos possuem moléculas que absorvem a radiação ultravioleta e promovem sua degradação, para que fique menos nociva para a pele. Os protetores químicos são os mais usados, pois costumam ser facilmente absorvidos pela pele, além de possuírem geralmente fatores de proteção mais altos, apesar desses benefícios, são compostos por muitas substâncias que podem causar alergia ou serem nocivas para a pele.
Alguns exemplos de princípios ativos de filtros químicos:            Homosalate, Avobenzona, Octisalate.
Resultado de imagem para protetor solar

FORMAS COSMÉTICAS

Existem diversas formas cosméticas de filtro solar, em gel, spray, creme, gel creme, pó, loção, etc e que têm o mesmo princípio ativo, mas podem ter vantagens dependendo do tipo de pele. Os filtros em creme são indicados para quem tem pele ressecada, pois ajudam a hidratar ao mesmo tempo que protege. Também existem cremes com a opção oil free ( livre de óleo), indicado para peles oleosas, assim como em gel, pois não deixam o aspecto pegajoso nem a superfície cutânea gordurosa e brilhante.  A opção spray serve para economizar tempo de aplicação, muito mais prática que loções, cremes e texturas de gel, utilizado normalmente no corpo. Os protetores em pó, são associados a maquiagem como base, por exemplo. É muito importante verificar se o filtro é para rosto ou corpo, os de corpo normalmente são mais oleosos. 

Cícera Araújo - 03/10 

Nenhum comentário:

Postar um comentário