segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A RADIOATIVIDADE USADA PARA TRATAMENTO DO CÂNCER


O QUE É A RADIOTERAPIA? 

A radioterapia é um tratamento locorregional para o câncer. Consiste na utilização de radiação de alta energia que impede que as células cancerosas se multipliquem. A irradiação das células deve ser a mais precisa possível para poupar os tecidos próximos saudáveis. A radioterapia pode ser utilizada sozinha, mas muitas vezes é associada a outros métodos, como a quimioterapia ou uma cirurgia. Existem várias técnicas de radioterapia. A radioterapia externa é a mais utilizada. A fonte de radiação é colocada fora do paciente. Os raios são emitidos por uma máquina que fica próxima ao paciente e devem atravessar a pele para atingir o tumor. No caso de um tumor pequeno, a braquiterapia pode ser empregada. 
Nesse caso, a fonte de radiação é diretamente implantada no interior do organismo. Essa fonte consiste em corpos radioativos introduzidos no tumor, liberando uma radiação a uma pequena distância. 
Finalmente, a radioterapia metabólica consiste na administração por via oral ou por injeção intravenosa da fonte radioativa que se prende sobre as células cancerosas para destruí-las. 

  • Como é uma sessão de radioterapia? 

A primeira sessão de radioterapia é dedicada para determinar o local da área a ser irradiada e para calcular das doses de radiação. Uma marcação da pele é feita por uma tatuagem que permite destacar os pontos importantes. É durante este encontro que é feito o planejamento da duração e da frequência das futuras sessões. As sessões de tratamento geralmente são bem curtas, entre quinze minutos e meia hora. Em geral, o ritmo é de uma sessão por dia durante 4 a 5 dias ao longo de várias semanas. A irradiação é invisível e indolor para o paciente. O tratamento geralmente não requer uma hospitalização e é realizado em ambulatório.

 COMO É UMA SESSÃO DE RADIOTERAPIA





DÉBORA THIFANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário