sábado, 16 de setembro de 2017

A composição dos Shampoos e seus benefícios




O shampoo é constituido basicamente de água (que compõe 80% do volume do cosmético)  e "detergente". É dele o poder de limpeza do couro cabeludo e todos os óleos, a graxa e aquela sujeira que aparecem diariamente nos fios. O agente faz parte de 10% a 15% do shampoo, os surfactantes (o detergentes presentes na fórmula) possui características que lhe permite interagir com moléculas polares e apolares, esta característica que lhe confere alto poder limpante.


Lauriéter sulfato de sódio em contato com água e óleo

Os Surfactantes podem ser muitas vezes agressivos á pele e aos cabelos, visto que os de baixo custos tentem a ter um potencial de hidrogenio elevado, causando abertura das escamas da fibra capilar.

Lauriléter sulfato de sódio

Este é o surfactante mais comum nos shampoos, porém apresenta pH básico para o cabelo (Entre 6,00 e 9,00) causando porosidade capilar e perca de hidratação.

Cocamidopropyl betaine

É encontrado nas fórmulas infantis por ser menos agressivo, não causar tanta irritação nos olhos, na pele e nos cabelos. Possui pH neutro, e não tende a modificar a porosidade natural dos cabelos.



Uso de surfactantes fortes /  Uso de surfactantes neutros

TABELA DE SURFACTANTES FORTES





                                                                 Júlia Virgínia 14/09/2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário