terça-feira, 12 de setembro de 2017

Química e a Beleza


A Química dos Sabonetes 



 Resultado de imagem para sabonete

De uma forma geral, denominamos de sabonetes sólidos os sabões especiais utilizados para a higiene corporal. Eles apresentam componentes químicos específicos para essa finalidade.
Como são sabões, os sabonetes sólidos espumam e retiram sujeiras corporais (compostas por óleos, gorduras, micro-organismos etc.). Para produzir um sabonete sólido, são utilizados como componentes básicos:
  • Gorduras ou Óleos;
  • Barrilha (carbonato de sódio) ou hidróxidos (de sódio ou potássio);
  • Essência.
PROCESSO QUÍMICO DE FORMAÇÃO DE UM SABONETE SÓLIDO 
O sabonete sólido é obtido a partir de um processo reacional denominado de reação de saponificação. Nessa reação, o óleo ou a gordura reage com o componente básico, formando um sal, como podemos observar na equação de saponificação representada abaixo:
Equação representando um processo de saponificação

Observamos na equação acima que o triglicerídeo reage com a substância básica, sendo desintegrado em três estruturas. As três estruturas formadas no rompimento recebem um átomo do metal (sódio ou potássio) proveniente do composto básico, sendo classificadas como sais. Além do sal, também temos a formação da substância glicerina

O sal formado na saponificação apresenta uma região polar (vermelha) e uma região apolar (azul), como demonstrado na estrutura abaixo:
Regiões polar e apolar em um sabão
Regiões polar e apolar em um sabão
Por apresentar uma região polar e outra apolar, o sabonete consegue realizar a função de limpeza, pois interage com as mais variadas substâncias.

Cicera Araújo - 12/09/2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário